Amamentar

O sítio do Aleitamento Materno para cidadãos e profissionais de saúde

  

Cidadãos

Pela confirmação científica da protecção que o aleitamento materno confere à saúde da criança e da mãe, reduzindo com isso também largamente os custos com os cuidados de saúde, a sua prática é um aspecto fundamental na promoção da saúde, estabelecendo-se assim, como uma das áreas prioritárias de intervenção.

Uma cultura favorável ao aleitamento materno depende de vários factores, de entre os quais, a desmedicalização das actuais abordagens da saúde, nomeadamente, evitando a realização de cesarianas desnecessárias e investindo na preparação da grávida para amamentar, caso seja este o seu desejo.

A difusão de mensagens através dos órgãos de comunicação social, de programas escolares e outros, favoráveis a uma cultura de utilização dos recursos naturais e do bem-estar familiar, são estratégias importantes para a criação de uma onda de calor para amamentar.

Capacitar as mães para conhecerem as dificuldades e saber como as ultrapassar é o principal objectivo deste sítio. É importante que os que estão a sua volta contribuam para melhorar a sua auto-estima e auto-confiança, saibam como apoiar nas dificuldades e promovam ambientes sem constrangimentos à prática da amamentação.

Para saber mais sobre as vantagens do aleitamento materno e procedimentos para o seu sucesso, consulte as páginas que se encontram na secção MÃES/PAIS.

 Imprimir   
Pesquisa

Estatísticas
Links importantes
Login


Privacidade | Condições de Utilização