Amamentar

O sítio do Aleitamento Materno para cidadãos e profissionais de saúde

  

A Comissão Nacional Iniciativa Amiga dos Bébés

Em Portugal, na altura de lançamento do programa, o governo português, respondendo a esta iniciativa, nomeou uma Comissão Nacional, constituída em Maio de 1992, pelo Professor Doutor Nuno Cordeiro Ferreira (Coordenador Nacional), o Dr. Luís Magão, em representação da OMS e a Dra. Margarida de Ramirez Cordeiro, em representação do Comité Português para a UNICEF. Em Maio de 1995, passou a integrar esta Comissão, em representação da Escola Nacional de Saúde Pública, a Professora Doutora Maria Isabel Loureiro.

Mais tarde, em 1997, veio a ser coordenador o professor Doutor. Gomes Pedro e a Comissão foi alargada a outros elementos: Professora Doutora Leonor Levy, Enfª Helena Bértolo, Enfª Teresa Félix, Enfª Alice Curado e Dra. Purificação Araújo, como nova representante do Comité Português para a UNICEF. Em 2002, o coordenador é substituído pelo Dr. Luís Magão e passa a integrar a comissão o Dr. António Lucas.

Em 1996, realizou-se na Escola Nacional de Saúde Pública o primeiro curso de Formação de Formadores em Aconselhamento em Aleitamento Materno da OMS/UNICEF (Curso de 80 horas com práticas clínicas) a que se seguiram muitos outros cursos de formação, de mais curta duração e que permitiram uma progressiva mudança nas práticas dos serviços e dos profissionais.

Com o trabalho que tem sido desenvolvido por esta Comissão, atualmente designada por Comissão Nacional Iniciativa Amiga dos Bebés, nomeadamente na formação em aleitamento materno de profissionais dos serviços de obstetrícia e pediatria/neonatologia dos hospitais e maternidades, Portugal conta, neste momento, com 15 Hospitais Amigos dos Bebés. Alguns destes Hospitais já realizaram 2 e 3 reavaliações, até agora com sucesso.

Em 2016, foi certificado o primeiro Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Amigo dos Bebés, o ACES Lisboa Ocidental e Oeiras, inaugurando o processo de certificação nos cuidados de saúde primários em Portugal.  

 Imprimir   
Pesquisa

Estatísticas
Links importantes
Login


Privacidade | Condições de Utilização