Amamentar

O sítio do Aleitamento Materno para cidadãos e profissionais de saúde

  

O processo de avaliação para um hospital ser designado “Amigo dos Bebés”

O processo de avaliação para um hospital ser designado "Amigo dos Bebés" conta com quatro instrumentos básicos:

1- Os critérios globais - constituem-se nos padrões internacionais mínimos para a protecção e promoção do aleitamento materno em serviços materno-infantis, consubstanciados nas "Dez medidas para ser considerado Hospital Amigo dos Bebés".

2- Os questionários de auto-avaliação - através dos quais se pretende facilitar ao Hospital/Maternidade a identificação das eventuais mudanças necessárias para se tornar num estabelecimento de saúde mais promotor do aleitamento materno. Contém perguntas estruturadas a partir dos critérios globais, e respostas preparadas para contribuir para acções futuras.

3- Questionários de avaliação - instrumentos utilizados durante o processo de avaliação, por uma equipa de consultores externos devidamente preparados. Para receber esta equipa de avaliadores o hospital deverá ter obtido um resultado final satisfatório na análise do questionário de auto-avaliação.

4- Guia para qualificar a avaliação do hospital - a equipa de avaliadores deverá ponderar os resultados da sua avaliação à luz dos critérios estabelecidos pela OMS/UNICEF. Conforme o grau de cumprimento das suas práticas face aos critérios definidos, o estabelecimento de saúde estará apto a receber o Certificado de Compromisso (provisório, para posterior avaliação) ou a placa de "Hospital Amigo dos Bebés".

 Imprimir   
Pesquisa

Estatísticas
Links importantes
Login


Privacidade | Condições de Utilização