Amamentar

O sítio do Aleitamento Materno para cidadãos e profissionais de saúde

  

Iniciativa amiga dos bebés
Em 1992 a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram um programa mundial de promoção do aleitamento materno intitulado Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés (IHAB), internacionalmente conhecido como Baby Friendly Hospital Initiative (BFHI). Esta iniciativa foi decidida com base nos resultados da investigação científica que aponta os benefícios do aleitamento materno para a saúde da criança e da mãe e se dirige ao momento considerado mais crítico para o sucesso de uma boa amamentação - o período de internamento por ocasião do parto.

Logo nessa altura, o então director Executivo da UNICEF, James Grant, fez a entrega do Certificado de Compromisso (provisório, para posterior avaliação) desta Iniciativa ao primeiro hospital europeu, a Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra.

A Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés tem por objectivo a promoção, protecção e apoio ao aleitamento materno através da mobilização dos serviços obstétricos e pediátricos de hospitais, mediante a adopção das "Dez medidas para ser considerado Hospital Amigo dos Bebés". Esse código de conduta veio na sequência da "Declaração Innocenti ", em 1 de Agosto de 1990, durante um encontro entre formuladores de políticas de saúde de governos, agências bilaterais e organismos internacionais.
 Imprimir   
Pesquisa

Estatísticas
Links importantes
Login


Privacidade | Condições de Utilização