Amamentar

O sítio do Aleitamento Materno para cidadãos e profissionais de saúde

  

Porquê falar em aleitamento materno?

O nascimento de um filho é uma experiência única e gratificante, mas pode também, em função dos constantes e novos desafios enfrentados, representar problemas, dificuldades, dúvidas e ansiedades.

Os pais, ao longo de suas vidas, terão que tomar inúmeras decisões importantes para o seus filhos. Uma das primeiras e mais importantes é, seguramente, como alimentá-los após o nascimento.

O aleitamento materno é, quase sempre, a melhor opção para a alimentação de um recém-nascido. As diversas vantagens que esta forma de alimentação representa são amplamente conhecidas, pelo que, hoje em dia, muitos pais têm a noção de que esta é a melhor escolha.

Mas a decisão de amamentar, se não é difícil de tomar, pode ser difícil de concretizar. Podem existir dificuldades reais em dar de mamar e o apoio e a ajuda dos profissionais de saúde e dos mais próximos são essenciais para que as mães consigam ultrapassá-las.

O aleitamento materno é uma capacidade que se aprende. Tradicionalmente, aprendia-se com os familiares e vizinhos, de mulher para mulher. Actualmente, com as modificações verificadas em termos sociais, as mulheres são obrigadas a recorrer aos profissionais de saúde para a obtenção de ajuda, e estes têm que estar preparados e disponíveis para assumirem tal papel, o que nem sempre é possível.

Na maternidade, os médicos e os enfermeiros podem ajudá-las, mas quando voltarem para casa poderão sentir algumas incertezas e dificuldades. Nesta altura, os profissionais de saúde continuarão a ser uma boa fonte de ajuda e informação e poderão também recorrer aos grupos de auto-ajuda que apoiam a amamentação. Mas o suporte da família e dos  amigos continua a ser crucial nos dias de hoje e é importante saber como permitir e orientar a sua participação neste processo, de uma forma harmoniosa e gratificante para todos.

Este sítio pretende dar apoio na decisão de amamentar e fornecer informação que facilite o processo de amamentação. Sempre que possível, a participação do pai, quer na tomada de decisão, quer no apoio afectivo e prático à mãe, em especial quando surgem as dificuldades, é muito desejável e benéfica. Sendo assim, a secção MÃES/PAIS foi desenvolvida para ajudá-los a perceber porque o aleitamento materno é importante, os problemas concretos que poderão surgir e as formas de os prevenir e de os resolver, bem como, esclarecer dúvidas referentes aos mais diversos assuntos relacionados ao aleitamento materno. Tentaremos dar resposta às perguntas que pensamos serem as mais importantes e esperamos ir ao encontro das suas necessidades.

 Imprimir   
Pesquisa

Estatísticas
Links importantes
Login


Privacidade | Condições de Utilização