Amamentar

O sítio do Aleitamento Materno para cidadãos e profissionais de saúde

  

Hipoglicemia e aleitamento materno

Clique aqui para introdu

É necessário determinar a glicemia no recém nascido?

Nos bebés nascidos a termo e com peso adequado, uma hipoglicemia transitória ocorre normalmente no período imediato ao nascimento, o que sendo um acontecimento normal não tem qualquer significado especial. Se tal acontecer, não há grande problema, porque se verifica uma resposta do organismo com normalização dos níveis de glicose nas horas seguintes.

Apenas quando essa hipoglicemia ocorre com sintomas e sinais é que passa a ser preocupante. Os sinais podem ser convulsões, tremores, prostração, etc.

As hipoglicemias com este tipo de sinais podem acontecer mais frequentemente em bebés muito grandes ou muito pequenos ou filhos de mães diabéticas ou doentes. Nestes bebés, é aconselhável a determinação da glicemia nos primeiros dias de vida, e poderá ser necessário dar glicose por via intravenosa. 

Também pode ocorrer hipoglicemia quando o bebé não é colocado à mama logo após o nascimento ou está muito tempo sem mamar (por estar separado da mãe, por exemplo). Nestes casos formas alternativas de administrar o leite, tais como o copo, são importantes.
 
Como se evita a hipoglicemia?
 
Para prevenir a ocorrência de hipoglicemia deve-se manter o bebé sempre junto da mãe, estimulá-la a identificar os sinais precoces de fome e incentivá-la a dar-lhe frequentemente de mamar.
 
Entretanto, é normal uma baixa transitória de glicose no primeiro dia, quando o bebé poderá mostrar-se mais sonolento e pouco interessado em mamar durante algumas horas, não sendo necessário oferecer-lhe soro glicosado. A mãe deve saber que isso não representa perigo para a saúde do seu filho e que o melhor é dar de mamar frequentemente.
 
Em conclusão, a despitagem rotineira de hipoglicemia em bebés de termo, saudáveis não é necessária, tal como a administração de soro glicosado, e pode criar angústias/ansiedade que impedem ou dificultam o estabelecimento do vínculo mãe-filho e de um aleitamento materno com sucesso. A melhor maneira de prevenir a hipoglicemia e estabilizar os valores de glicose no sangue é a amamentação frequente e imediata.
 Imprimir   
Pesquisa

Estatísticas
Links importantes
Login


Privacidade | Condições de Utilização